Motivado pela grande adesão ao add-on Zabbix-CAT decidi postar aqui uma matéria sobre uma técnica bastante comum para disponibilização de add-ons para o Zabbix (e para vários outros softwares open source).

O recurso é chamado no mundo linux como patch e consiste, basicamente, em uma verificação usando diff para comparar dois diretórios (o diretório original e o que você modificou) para disponibilizar para a comunidade a correção do bug, ou adição da funcionalidade na qual você investiu algumas horas de seu trabalho.

O procedimento é bastante simples e vou demonstrar como fiz para disponibilizar a versão 0.3 do Zabbix-CAT:

Observações do meu ambiente:

  • Diretório dos sources originais do Zabbix 1.8.8 (baixados do site da Zabbix Inc) /root/install/zabbix-1.8.8/frontends/php/;
  • Diretório dos sources modificados por mim: /usr/share/zabbix/;
Para criarmos o patch precisamos então executar a linha abaixo:
diff -Naur /root/install/zabbix-1.8.8/frontends/php/ /usr/share/zabbix/ > ~/zabbix-cat-0.3.patch
Este comando irá gerar o arquivo zabbix-cat-0.3.patch que terá um relato preciso do que foi modificado. O arquivo será similar à imagem abaixo:
Exemplo de conteúdo na geração do patchCom isso basta enviarmos o arquivo zabbix-cat-0.3.patch e qualquer usuário do Zabbix na versão 1.8.8 poderá importa-lo da forma proposta abaixo:
  1. Baixe o patch 0.3 do nosso site () e descompacte-o para o diretório home do usuário que irá atualizar o ambiente;
  2. Vá até o diretório onde estão os arquivos do frontend do Zabbix (no meu caso /usr/share/zabbix;
  3. Execute:
    patch < ~/zabbix-cat-0.3.patch
Desta forma você irá atualizar o seu ambiente sem necessitar modificar manualmente nenhum arquivo do frontend do Zabbix.
Os próximos posts de update do Zabbix-CAT e demais customizações serão enviados neste formato para facilitar a instalação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *