Iniciando a sequência de tutoriais sobre Zabbix 2.0 irei apresentar o novo recurso de preenchimento automático de inventário no Zabbix.
Não é de hoje que o Zabbix pode ser utilizado como uma ferramenta de configuração do inventário da infra-estrutura computacional monitorada. A novidade é que agora os campos podem ser automaticamente preenchidos facilitando e padronizando os inventários. Campos que antes simplesmente não eram preenchidos (tal qual o MAC do servidor, a lista de CPUs, etc) agora são facilmente coletados e atualizados automaticamente.
Neste tutorial vou apresentar como configura isso no próprio servidor do Zabbix, afinal ele tem que dar o exemplo e deverá sempre ser o primeiro a ter as suas informações cadastradas seguindo o padrão de sua organização.
- Acesse a opção Host dentro do menu Configuration;
- Na linha do Zabbix Server clique em cima de seu nome;
- Na tela de detalhes do Host clique na aba Host Inventory;
- Agora clique em Automatic, isso irá habilitar o inventário automatizado para este host;
- Em seguida clique no botão Save e você será redirecionado à lista de Hosts;
- Neste momento temos o host preparado para receber automaticamente valores em seu inventário, na linha do Zabbix Server clique no link Items;
- Aparecerá a tela de gestão dos Items do Host, clique em Create Item;
- Será apresentado formulário solicitando os dados do novo item de coleta, preencha com os dados abaixo e clique no botão Saveem seguida:
- Name: Inventário – MAC;
- Type: Zabbix Agent;
- Key: system.hw.macaddr[all,full];
- Type of Information: Text;
- Update Interval: 86400 (um dia – se você quiser um resultado rapido coloque, TEMPORARIAMENTE, para 10 segundos… aguarde 20 segundos e volte para 86400 pois seus MACs não mudam tão constantemente assim – espero eu);
- Application: Inventario;
- Agora vem o pulo do gato para popular automaticamente o inventário, o campo que você selecionar em Populates Host Inventory Field irá receber periodicamente o último valor coletado pela monitoração. É preciso prestar atenção pois esta atribuição é UNICA NO HOST, ou seja, você não pode configurar dois itens coletando dados e enviando para um mesmo campo de inventário (tentei fazer isso esperando que ele acumulasse mas ele não aceita).
- Populates Host Inventory Field: MAC Address A;
- Description: O que você quiser… 😉 ;
Constate que a lista de MAC-Address do host fora coletada.
Volte no Host e verifique se o dado está no inventário.
Agora vem a parte que alguns provavelmente pensarão (po, por que este cabra não usou isso logo no inicio?)…
Observem que para alguns dos campos o Zabbix 2.0 já sugere: “Oi… eu sei preencher este campo para você… deixa… deixa… deixa”. Se você clicar em qualquer um dos itens ele já irá apresentar uma tela de criação de item com os dados todos mastigados para você.
O motivo pelo qual eu fui pelo caminho “difícil” é que acredito que as pessoas devam saber um pouco mais do que o “basicão” e tensiono abrir os olhos para outras possibilidades… por exemplo… usar itens calculados para preencher o inventário ? 😉 Não se limitando às sugestões do Zabbix. Usando arquivos TXT locais no servidor para o administrador que não tem acesso ao Zabbix (em algumas organizações isso será verdade) poder informar os dados de inventário facilmente (lista de softwares, objetivos do servidor, etc).
Mais uma vez nossa própria criatividade e conhecimentos é o principal limite, não a ferramenta!