O patch disponibilizado hoje é bem simples, uma simples alteração de função para possibilitar que os dados sejam apresentados de forma literal.

Quando usamos o Zabbix para monitorar, por exemplo, o total de páginas impressas e queremos apresentar isso num gráfico podemos precisar que o Zabbix apresente a informação de forma literal.

A forma padrão do Zabbix é  reduzir o tamanho da informação usando-se de mudança de unidades apresentando, por exemplo, 1.000 páginas impressas como 1K páginas impressas, conforme exemplo abaixo:

Mas, em situações específicas, deseja-se que o Zabbix não faça tal redução. Um dos casos é justamente quando apresentamos um gráfico da quantidade de páginas impressas. O gestor que nos requisitou tal informação raramente será conhecedor destas nomenclaturas e a apresentação desta forma irá confundi-lo e deixar o resultado final menos profissional.

O nosso colega André Déo postou recentemente no fórum Zabbix Brasil esta dificuldade e eu pesquisei para achar uma solução. A solução mais elegante que eu encontrei agora disponibilizo na forma de um patch para o Zabbix 1.8.9 (para outras versões será necessário alterar na mão, provavelmente).

A modificação é muito pequena (apenas 4 linhas – uma sendo um comentário) no arquivo func.inc.php que existe na pasta includes do Frontend do Zabbix.

Após efetuar a instalação do patch você precisará ir nos itens que desejar que a apresentação seja feita de forma literal e informar que a unidade do item é “literal”. Após a instalação do patch e a modificação no item os dados do mesmo passarão a, somente, ter um arredondamento para duas casas decimais e nada mais.

Para efetuar o download do patch para valores literais no Zabbix clique {filelink=6}

 

5 thoughts on “Zabbix – Patch para apresentação de valores literais

  1. Bom dia Adail;

    Enfrento a mesma situação nos meus gráficos de Impressões, e gostaria de resolver isso, porém o link de download do patch não está mais acessível. Aproveitando a situação, estou usando a versão 2.2.8 do Zabbix, esse patch funciona para essa versão ?

    Desde já agradeço.
    Cordialmente…
    Lucas Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *