Muitos dos dados que a monitoração coleta são dados numéricos que seguem determinado padrão. O Zabbix já traz alguns padrões pré-definidos e permite que adicionemos novos mapeamentos de valor.

Para manter a tabela de mapeamento de valores devemos acessar a opção Geral dentro do menu Administração (é necessário ter acesso em nível de super administrador). O módulo Geral é um módulo genérico que abarca várias pequenas configurações mas de impacto no ambiente com um todo.

administracao_geral

Selecione a opção Mapeamento de Valor na caixa de seleção situada no canto superior direito.

adminstracao_geral_opcoes

 

Clique no botão Criar Mapeamento de Valor e preencha o formulário conforme as definições da tabela 1. Este mapeamento de valor sugerido aqui é baseado nas definições da RFC1514 para monitoramento do status de uma impressora.

Tabela 1 – Mapeamento de Valores para Status de impressora
Nome RFC1514 – hrPrinterStatus
Valor – 1 Outro
Valor – 2 Desconhecido
Valor – 3 Ocioso
Valor – 4 Imprimindo
Valor – 5 Aquecendo

Com esta tabela de mapeamento de valores é possível ter uma visão mais “inteligível” nos dados recentes pois gravar o que é cada um destes valores muitas vezes é uma tarefa impossível de ser feita. Ao final da configuração o formulário de mapeamento deverá estar parecido com a imagem abaixo.

Administração - Geral - Mapeamento de Valores - RFC1514

Lembrando sempre que o formulário, quando aberto, possui apenas um campo de mapeamento e, portanto, para adicionar mais valores é necessário clicar no link Adicionar.

Exemplo de dados recentes já usando o mapeamento de valores.

Exemplo de coleta de dados

Este exemplo aqui se aplica a qualquer impressora com suporte a SNMP e aderente à RFC1514 (que todas deveriam ser ao meu ver…).

2 thoughts on “Aprendendo Zabbix – Tabelas de mapeamento de valores

  1. Olá Obrigado pelo tutorial, show de bola.

    Tenho uma dúvida, uso mapas para mostrar o status das impressoras, uso dentro do ícone do host a seguinte macro: {RICOH_MP_201_IPA_CAI:tonerStatus..last(0)} essa macro me retorna o ultimo valor recebido no item tonerStatus, adicionei os valores desse item no mapeamento de valores e ele mostrou o que eu pus, porém na macro continua o número. Como eu poderia colocar o valor do mapeamento na macro? obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *