traducao_autorizada

Este artigo é uma tradução, com poucas adaptações, e o texto original está disponível em:

http://www.zabbix.com/whats_new.php

O que há de novo no Zabbix 3.0

Aqui está! O esperado e desejado Zabbix 3.0 está disponível e com várias novidades. Vamos descrever superficialmente algumas delas para que você as coloque em prática.

Dentre elas… qual você estava esperando mais ?

Interface web redefinida

A interface no 3.0 inova ao vir com um visual mais moderno, conveniente e fácil de usar. A UI (User Interface – Interface de Usuário) está mais limpa e com recursos de usabilidade, por exemplo, a sessão de usuários foi dividida em duas: Grupos de usuários e Usuários. Além disso várias outras mudanças menores o deixaram mais leve e amigável ao usuário.

Zabbix 3 - Novo dashboard

Além do visual mais moderno do Zabbix 3.0, você também pode escolher entre dois temas: o Azul (padrão) e o Escuro.

Zabbix 3 - Diferença entre os temas

Consulte mais sobre outras melhorias na interface.

Criptografia na comunicação e autenticação dos Daemons

O tráfego entre todos os componentes do Zabbix (Server, Proxy, Agent e utilitários de linha de comando) estão protegidos contra interceptação de dados.

A nossa criptografia também provê autenticação – apenas componentes com certificados confiáveis ou com chaves compartilhadas podem se comunicar. A autenticação ocorre em ambos os lados – não é apenas o Zabbix Server que verifica o certificado do agente, o agente também pode ser configurado para verificar o certificado do servidor.

Zabbix 3 - Criptografia ponta a ponta

O uso da criptografia é opcional e pode ser configurada individualmente para cada componente (ex. alguns proxies e agentes mais críticos podem ser selecionados para utilizar criptografia enquanto outros se comunicam em texto plano com o servidor).

Zabbix 3 - Lista de hosts criptografados

Usuários que não necessitam de criptografia podem continuar monitorando seus ambientes como já vinham o fazendo. De qualquer forma suas instalações de Zabbix, ao serem atualizadas para o 3.0, já terão suporte nativo à criptografia e poderão planejar uma migração gradual para o tráfego seguro de dados.

Para o funcionamento do modo seguro de comunicação não se faz necessária a abertura de nenhum regra de firewall adicional. Ambos os tipos de tráfego (criptografado e não criptografado) compartilham a mesma porta.

Para mais detalhes leia sobre a criptografia do Zabbix.

Previsão de valor e de momento

A previsão de incidentes antes que eles ocorram – com o Zabbix 3 isso é possível.

Algumas pessoas afirmam que, mesmo estando em 2016, os discos continuam enchendo… para evitar que as aplicações sejam afetadas por um disco que encheu, o Zabbix pode prever quando isso vai ocorrer e alertar com antecedência. Com este alerta alguém pode aumentar o espaço em disco disponível ou liberar algum espaço evitando assim o incidente.

A previsão é feita com base nos dados existentes no histórico, além disso você pode definir um intervalo apropriado de análise e um horizonte de previsão.

No exemplo a seguir o Zabbix apresenta quando o sistema de arquivos ”/home” irá lotar, analisando os dados da última hora.

prediction-disk

No exemplo acima, nós temos 10 horas para adicionar espaço de armazenamento no ”/home”. Vamos supor que uma hora de análise de dados históricos seja suficiente para fazer uma previsão decente. Partindo disso temos que considerar que o espaço em disco percebido pelo item **vfs.fs.size[/,free]** pode já estar zerado (retornando o valor 0 na última hora). Temos então uma situação onde duas expressões podem nos atender, podemos utilizar tanto a função forecast:

{host:vfs.fs.size[/,free].forecast(1h,,10h)}<=0

Quanto a função timeleft():

{host:vfs.fs.size[/,free].timeleft(1h,,0)}<=10h

Entendendo que a análise estatística será a mesma, não importa qual função você prefira utilizar, conheça mais sobre as funções de previsão através do manual de funções preditivas e do manual de funções de trigger de valor (forecast) e de momento (timeleft) e escolha a que lhe atender melhor!

Monitoração de uso de CPU por processo

Agora é possível monitorar o uso de CPU por processo. Isso pode ser feito através do novo item proc.cpu.util, disponível para as plataformas Linux e Solaris.

Por exemplo, um administrador que esteja interessado em monitorar o uso de CPU pelos usuário John pode utilizar a chave a seguir:

proc.cpu.util[,john]

Agora se ele quiser acompanhar somente as aplicações java em uso pelo john, ele pode utilizar a chave a seguir:

proc.cpu.util[java,john]

Além de filtrar o consumo por usuário e nome de processo, você pode especificar o tipo de utilização da CPU (system, user), linha de comando (expressões regulares são suportadas) e outros parâmetros.

Consulte a especificação completa no manual de itens.

per-process-cpu-utilization-config

Melhoria de performance

Otimização do cache de histórico

Havia um problema na velocidade do tratamento dos dados de dados em cache. Quando a quantidade de itens/valores em cache era grande ele funcionava bem mas se fossem poucos, ocorria muita interação com o histórico para buscar os valores a serem processados.

Agora a estrutura interna do cache foi redesenhada. Agora quando um pequeno conjunto de itens está imundando o servidor com valores, os sincronizadores de histórico irão processa-lo com baixa prioridade.

Foi adicionado também um índice para o cache e um novo item foi criado para monitorar o uso deste índice – zabbix[wcache,index,<mode>].

history-cache-optimization

No exemplo acima são apresentados 8 sincronizadores do histórico processando 500.000 valores de 100 itens.

Consulte mais sobre as verificações internas para maiores detalhes.

Cache de ações

A partir desta versão as ações e suas condições são armazenadas em cache e não precisam mais solicitadas do banco a cada evento. Esta mudança foi feita para agilizar as notificações em ambientes com muitas ações e eventos.

action-caching-graph

Pronto para seu negócio – agendamento de horário para coleta de itens

Até então, se você precisava coletar determinado item uma vez por dia, você não podia definir a hora e minuto que esta coleta ocorreria. A coleta poderia ocorrer a noite ou durante a manhã e você não tinha controle sobre isso. Agora você pode agendar exatamente qual o momento da coleta.

Digamos que você precise monitorar os computadores do seu escritório, mas fora do horário de trabalho eles são desligados. Por isso você gostaria de evitar a criação de alarmes desnecessários. Com este novo recurso passa a ser possível definir que o item só será coletado durante a semana e durante o horário de trabalho.

execution-of-item-at-specific-time-config

No exemplo acima, a coleta do item ocorrerá a cada 5 minutos ”(m/5)” das nove as dezoito horas ”(h9-18)” de cada dia de trabalho ”(wd1-5)”, ocorrendo as 09:00, 09:05, 09:10, etc.

execution-of-item-at-specific-time-graph

Consulte maiores informações sobre os intervalos customizados de coleta de itens.

Mapas, telas e apresentações de telas privadas

Agora o Zabbix suporta mapas, telas e apresentações de telas (‘slideshows’) privados com a possibilidade de compartilhamento com outros usuários ou grupos de usuários. Esta função possibilita que usuários normais (sem privilégios administrativos) possam realizar a criação e gerenciamento destas entidades. No exemplo a a seguir demonstra um mapa que você criou e é o único a poder gerencia-lo / visualiza-lo.

private-screens-list

Caso deseje compartilha-lo com outros usuários é simples, basta informar quais são os demais usuários que poderão acessa-lo:

private-screens-properties

private-screens-sharing

private-screens-sharing

Leia mais sobre os mapas, telas e apresentações privadas.

Suporte à múltiplos processos de escalonamento

Os processos de escalonamento do Zabbix são responsáveis por processar as ações. Em grandes ambientes a quantidade de notificações pode ser muito grande e ter apenas um processo de escalonamento pode não ser suficiente para a carga de trabalho. Isso pode ocasionar atraso no envio das notificações. A partir do 3.0 é possível configurar o Zabbix para ter mais de um processo de escalonamento. Isso é feito no arquivo de configuração do Zabbix Server através do parâmetro StartEscalators.

O gráfico a seguir apresenta os picos de utilização do escalonamento de notificações do Zabbix, antes e depois de aumentar a quantidade de processos de escalonamento (de 1 para 4 processos).

multiple-escalator-processes

Leia mais sobre os parâmetros de configuração do Zabbix Server.

Associar com aplicações a partir de regras de descoberta

Para auxiliar no agrupamento lógico dos itens criados a partir de protótipos de itens definidos em regras de descoberta (LLD), agora é possível associar os itens descobertos com aplicações a partir de valores das macros de descoberta. Também é possível criar dinamicamente as aplicações a partir destes valores.

Execução forçada da limpeza de dados

O processo de ‘housekeeping’ do Zabbix é responsável pela remoção de dados antigos do banco de dados do Zabbix. Se existirem muitos dados a exclusão destes poderá precisar de muitos recursos do ambiente. Nestes casos a performance de execução de outras tarefas mais importantes poderá ser afetada.

Agora é possível desabilitar a execução automática deste processo passando a gerenciar manualmente a limpeza, isso é feito ajustando o parâmetro HousekeepingFrequency para o valor 0.

HousekeepingFrequency=0

A execução manual da limpeza de dados pode ser feita através do comando a seguir:

zabbix_server -R housekeeper_execute

Leia mais sobre os processos do Zabbix Server.

Execução dos ‘daemons’ do Zabbix em primeiro plano

Os ‘daemons’ do Zabbix agora suportam a execução em primeiro plano (direto no shell) através do parâmetro de linha de comando -f (–foreground). Este parâmetro manda os dados de depuração (log) para a saída padrão ao invés de envia-los para arquivo.

Esta é uma opção particularmente útil quando se está ‘dockerizando’ os componentes do Zabbix.

Dependências entre protótipos de trigger

A muito tempo que o Zabbix suporta a criação de dependência entre triggers. Se você está monitorando um host atrás de um roteador você pode não querer receber o alerta de indisponibilidade do host enquanto o roteador também está indisponível (afinal o problema pode ter ocorrido somente no roteador).

Mas esta funcionalidade não estava disponível para os protótipos de trigger. A partir do 3.0 você pode configurar isso. Isso permite que você, por exemplo, crie dinamicamente triggers alertando sobre pouco espaço disponível em disco com vários limites e severidades.

trigger-prototype-dependencies-listtrigger-prototype-dependencies-edit

Leia mais sobre as dependências entre triggers.

Descoberta de serviços no Windows

Pensando em facilitar a descoberta dos nomes de serviços do Windows, sem ter que consultar no servidor serviço a serviço manualmente, foi criada um novo item de descoberta o service.discovery.

service-discovery-lld-on-template

Ele permite que você explore automaticamente os serviços do Windows e utilize os protótipos de itens e triggers para estado de serviço. Os serviços de interesse podem ser filtrados utilizando-se das expressões regulares.

service-discovery-on-host

service-discovery-on-template

Leia mais sobre este recurso no manual de descoberta de serviços no Windows.

Envio de e-mail (SMTP) autenticado

Até então o Zabbix tinha duas limitações relacionadas ao envio de e-mails: o servidor SMTP deveria estar na porta 25 e o envio não podia ocorrer com autenticação. Agora é possível definir a porta do servidor SMTP, configurar a autenticação e criptografia a ser utilizada na comunicação.

smtp-authentication-support

Leia mais sobre a configuração de e-mails em seu manual.

Exportação e importação de mapeamentos de valores

Os mapeamentos de valores podem agora ser exportados e importados separadamente. Anteriormente eles eram exportados em conjunto com os hosts e templates que o utilizassem. Agora o formulário de importação/exportação consegue trata-los de forma individualizada da mesma forma que todas as demais entidades exportadas.

import-export-value-mappings

Isso não é tudo ! Temos mais de 50 novidades para você explorar !

Olhe a lista completa de funcionalidades incluídas no Zabbix 3:

Experimente o Zabbix 3.0 hoje!

Leia mais sobre as melhorias e funcionalidades nas notas da versão.

Toda a informação necessária para você gerenciar seu ambiente de monitoração Zabbix está disponível em nosso manual de usuário.

Para atualizar a versão do seu Zabbix consulte a nossa documentação ou nos contacte para solicitar uma atualização profissional do seu ambiente.

Se você tiver dúvidas, você sempre pode contar com os nossos melhores especialistas em nossos webminars gratuítos. Se inscreva!

Este artigo é uma tradução, com poucas adaptações, e o texto original está disponível em:

http://www.zabbix.com/whats_new.php

2 thoughts on “[Tradução] O que há de novo no Zabbix 3.0

  1. Pingback: Zabbix 3.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *