No post anterior apresentamos como instalar o Zabbix-CAT manualmente no seu servidor de monitoração, agora iremos apresentar como utilizar o relatório, novas opções de filtro e detalhamento sobre as regras aplicadas.

Para acessar o Zabbix-CAT deve-se selecionar a opção Tendências no menu Relatórios. Será apresentada uma tela similar à imagem abaixo:

Neste momento somente a caixa de texto do grupo conterá dados e, a medida que forem informados os parâmetros, são apresentados novos dados para seleção. A sequência de preenchimento é:

  • – Grupo;
  • – Host;
  • – Aplicação;
  • – Item;
    • * Para um item aparecer nesta lista deverá ser do tipo numérico (inteiros ou fracionários) e ter status diferente de “Não suportado” ou “Desativado”.
  • – Período e forma de análise;
    • * O período pesquisado por padrão corresponde aos últimos trinta dias, mude os valores para o período que deseja analisar.
  • – Forma de projeção;

Exemplo

Para melhor entendimento deste processo nada como executar testes. a imagem abaixo apresenta o resultado da análise do item relativo ao volume de dados de saída da interface eth0 de um servidor num período de uma semana:

Com a análise de 30 dias de dados sendo analisados chegou-se a uma espectativa de crescimento apontando para 23,5KBps em 05/2012. Observem como o resultado muda se analisarmos um período maior:

 


Com quatro meses de dados sendo analisados chegou-se a uma espectativa de crescimento apontando para 17.47KBps em 05/2012. Por conta disso observa-se como é importante a possibilidade de se ter um filtro por período possibilitando analisar o crescimento do seu servidor não somente a partir de estrapolação do acumulado e sim a partir de retratos específicos da realidade do seu negócio.

Regra de negócio

Como o próprio nome do relatório indica o que é apresentado é o resultado de uma análise de tendência, uma estatística linear, que poderá ser mais ou menos precisa e próxima da realidade, dependendo das características do item analisado e da coleta de dados disponível para a análise.

É possível ainda selecionar se a projeção deverá ser otimista ou pessimista. Para a projeção pessimista o salto de cada passo é acrescido em 10% do valor visando reduzir a possibilidade de previsão de saturação posterior à saturação real.

Vamos utilizar o exemplo abaixo para exemplificar como é feita a análise de tendência para a produção deste relatório:

Exemplo de Relatório de Análise de tendência para gestão de capacidade

Como pode-se observar no exemplo acima a atual versão do Zabbix-AT utiliza-se de projeção linear ao comparar o primeiro e ultimo valor coletado no período e detecta se a tendência do item é de crescimento ou redução, após isso calcula a variação média por “STEP” no período conforme abaixo:

Média de crescimento = (Primeiro – Ultimo) / Quantidade de STEPs no período

Estamos analisando algumas outras formas de projeção e, assim que acharmos uma fórmula mais eficiente iremos atualizar o add-on. Deixem suas sugestões.

Para baixar a última versão do Zabbix-CAT clique {filelink=2}.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *